Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Até onde o humor atinge as pessoas?

Estava vendo as news de hoje, quando me deparo com a seguinte noticia: MTV é condenada a pagar R$ 40 mil para pais ofendidos com 'Casa dos Autistas'. Parece estar na moda processar humoristas por piadas. Um dos casos mais recentes e conhecidos foi o caso do Rafinha Bastos, que até de pedófilo já foi chamado em vários lugares, pela bendita piada feita a Sra. Wanessa Camargo, onde em comentário sobre a beleza dela em sua gravidez, disse: "Como ela e o bebê". Gerou polemica, varias pessoas ficaram divididas e ele acabou sendo afastado do CQC - e me corrijam se estiver errado - também foi afastado do programa A Liga, todos da Rede Bandeirantes.

O problema é que para muitas pessoas, fazer piadas ou qualquer tipo de sarcasmo com doença ou cultura ou qualquer outra coisa que, na concepção delas seja anti-ético de se "falar", é errado, é monstruoso, é tudo, menos humor. Mas vocês não acham meio "demais" se beneficiar de algo que eles mesmo não gostarão? Será que é mesmo tão necessário ter que processar alguem, mesmo que errado, por fazer piadas mais "pesadas" ou até mesmo "sujas" e cruéis?

A piada pode ter sido um pouco pesada, pra ser sincero nem conferi o quadro "A Casa dos Autistas" do Comedia MTV, onde eles parecem fazer uma parodia do reallity show A Casa dos Artistas, só que com pessoas autistas. Talvez seja realmente duro para essas pessoas que sofrem com isso, verem outros darem risadas com esse sofrimento, e é aí que entra o outro lado da moeda.

O problema é se a moda realmente pega, aí não haverá mais humor. Todos tem o seu lado, e isso deve ser respeitado, mas acho que o humor não deve ser levado tão a sério assim, desde que não difame ou desrespeite alguem/algo de modo perverso e cruel. Mas, hein, chamar o Rafinha Bastos de pedófilo é querer aparecer demais.

E você, o que acha em relação a isso? Achou pesada a piada? E se fosse com qualquer doença sua, você iria ficar tão puto a ponto de processar os autores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário